GRParaná
MENU

POLICIAL

Redação
04 de abril de 2024, 10:14

OAB requer o afastamento de promotor após insulto à advogada "Galinha"

Além disso, o órgão entrou oficialmente como terceiro interessado no processo de reclamação disciplinar perante o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

 

 


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) formalizou sua participação como terceiro interessado no processo de reclamação disciplinar, movido pelos representantes da advocacia Rodrigo Badaró e Rogério Varela, perante o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Essa reclamação visa o promotor de Justiça Francisco de Assis Santiago, que proferiu comentários ofensivos e desrespeitosos em relação à advogada Sarah Quinetti Pironi.

Adicionalmente, a entidade solicitou o afastamento imediato do promotor de suas atividades pelo período de 120 dias, como medida cautelar. O requerimento foi protocolado nesta quarta-feira, 3/4, e é assinado pelo presidente da Ordem, Beto Simonetti, e pela presidente da Comissão Nacional das Mulheres Advogadas, Cristiane Damasceno.

As ofensas de Santiago à advogada incluíram referências pejorativas, como chamá-la de "galinha garnizé", e sugestões depreciativas, como insinuar que ela faria um "striptease". Essas declarações indignaram a advogada, que as registrou em vídeo. Em sua reação, Pironi confrontou o promotor e exigiu que ele repetisse as agressões verbais, a fim de que ficassem devidamente documentadas.


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos