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COLUNISTA

Adriano Siega
08 de abril de 2021, 13:37

Eficácia, Eficiência e Efetividade: Aprenda a diferença e como esses conceitos ajudam as empresas

Eficácia, eficiência e efetividade são três conceitos relacionados ao universo da gestão, mas facilmente confundidos ou, por vezes, equivocadamente tratados como sinônimos.

Eficácia, Eficiência e Efetividade: Aprenda a diferença e como esses conceitos ajudam na gestão das empresas.

 


 

Eficácia, Eficiência e Efetividade: Aprenda a diferença e como esses conceitos ajudam na gestão das empresas.

 

Eficácia, eficiência e efetividade são três conceitos relacionados ao universo da gestão, mas facilmente confundidos ou, por vezes, equivocadamente tratados como sinônimos.

É verdade que guardam bastante em comum. Cada um dá sua forma, contribui com os resultados de um projeto ou empresa.

Mas são as diferenças entre eles que a tornam mais produtiva, com maior qualidade e melhores índices de satisfação de clientes.

Por isso, é tão importante não apenas entender o significado de cada uma dessas palavras, mas compreender quais ações são necessárias para que essas condições sejam alcançadas em seus processos.

É sobre isso que vamos falar a partir de agora.

Você vai conferir quais são as diferenças entre eficácia, eficiência e efetividade, descobrindo as peculiaridades de cada conceito e de que forma apoiam uma gestão mais qualificada.

 

 

Eficácia, Eficiência e Efetividade: Quais são os “Três Es” da Gestão?

Eficiência, eficácia e a efetividade são conhecidas como os “três Es” da gestão.

A eficácia está mais relacionada a objetivos organizacionais, como a realização de entregas atingindo o resultado projetado durante a fase de planejamento.

Aqui, falamos do cumprimento de metas, objetivos e alcance de benchmarks.

Já a eficiência é um conceito que ajuda o profissional a se aproximar mais dos seus objetivos pessoais, como melhores salários, promoções, bonificação entre outras formas de reconhecimento.

Ela não estaria ligada ao cumprimento das atividades do modo como foram especificadas – isso seria eficácia -, mas nas características subjetivas das entregas feitas.

Isso significa avaliar o custo, o tempo de produção, o uso ou desperdício de insumos materiais e recursos humanos.

Dito de outra maneira, bastante simplificada, a eficácia mede o resultado de modo quantitativo (a presença ou ausência de resultados bastaria aqui), enquanto a eficiência é utilizada para avaliar os resultados de maneira qualitativa (como foi a entrega, qual foi seu custo, quanto tempo demorou, entre outras questões).

Por fim, a efetividade surge da confluência entre eficácia e eficiência.

Qualificamos um resultado como efetivo quando podemos verificar que o objetivo foi atingido (eficaz) da melhor maneira possível (eficiente), de modo a impactar positivamente a organização e o indivíduo.

Entendido por que eficácia, eficiência e efetividade são os “três Es” da gestão, ainda há muito a saber sobre esses conceitos.

Por isso, agora, vamos falar individualmente sobre cada um deles.

 

 

O que é Eficácia?

Chamamos de eficácia a dimensão do desempenho que é acionada para verificar se o trabalho executado foi suficiente para atingir os resultados que foram projetados ainda durante a fase do planejamento.

Nesse momento, não estamos lidando com custos, prazos ou fazendo qualquer outro juízo de valor sobre a qualidade do que foi entregue – isso é, na verdade, uma questão de eficiência.

A presença ou ausência dos resultados é à medida que deve ser empregada para determinar se um profissional ou uma equipe de trabalho foi eficaz no desempenho de suas funções.

O foco da eficácia é totalmente externo, focado nos resultados.

Portanto, é um conceito que não permite gradações: o alcance dos objetivos e das metas é a única medida que pode ser utilizada para definir se as ações foram eficazes ou não.

Dessa forma, o gestor não se deve preocupar com otimizações de qualquer tipo.

A intenção isolada da eficácia não é gastar pouco ou entregar de maneira ágil, mas, sim entregar o resultado que se espera dentro das condições que estão colocadas.

Se, por exemplo, existe no planejamento uma verba prevista de R$ 20 mil reservada para ações de marketing, uma execução eficaz deve direcionar todo esse valor para obter os resultados projetados.

Nessa avaliação, não cabem preocupações com a redução de custos ou com o aumento no número de entregas.

É claro que superar a meta sempre é algo positivo, mas, para ser eficaz, você não pode nunca sacrificar os resultados em nome da economia ou da pressa.

 

 

 

O que é Eficiência?

A eficiência dá um passo à frente na análise dos resultados ao avaliar também o caminho utilizado para atingir os objetivos, o que vai além da simples presença ou ausência dos resultados conforme previstos no planejamento.

Para poder chamar de eficiente o seu trabalho, é preciso cruzar os resultados obtidos com o caminho e o meio no qual o trabalho foi executado.

A intenção aqui é avaliar se, para atingir a eficácia, foram feitas as melhores escolhas possíveis para chegar até ela pelo percurso mais simples.

Na prática, isso significa redobrar a atenção sobre os custos de suas ações, olhando para o uso dos insumos e recursos humanos de modo a evitar desperdícios que possam causar prejuízos para a organização.

O tempo de produção também deve ser levado em conta já que, em geral, ele é a medida de remuneração dos profissionais.

Isso significa que quanto mais rápido for um processo, mais vezes ele pode ser repetido dentro de uma única jornada de trabalho.

A eficiência tem foco interno, portanto, e diz respeito aos objetivos individuais de cada profissional ou departamento: diminuir os custos, reduzir o desperdício, eliminar os gargalos da produção, entre outros.

O conceito, muitas vezes, é usado dentro de avaliações de desempenho dos funcionários, já que traz escalas que permitem comparar a performance de diversos profissionais sem levar em conta a eficácia, que é pré-requisito.

O grande objetivo de produções eficientes deve ser o de melhorar ao máximo o custo-benefício do projeto ou empresa.

Assim, quanto menor for o esforço empregado e a quantidade de recursos utilizada, maior será a eficiência da sua produção.

 

 

 

O que é Efetividade?

Essa é a dimensão usada para medir o desempenho que leva em conta os resultados alcançados, comparando-os com o contexto em que a atividade foi desempenhada para medir o impacto das transformações ocorridas.

Para a administração, o termo reflete a habilidade de ser eficaz e eficiente ao mesmo tempo, atingindo as metas projetadas durante o planejamento e otimizando o uso dos recursos humanos, do tempo e dos insumos.

Em outras, a efetividade representa a relação entre a produção e a capacidade de produzir.

Ela mede o impacto e as transformações produzidas por meio do desempenho das atividades.

Diferente dos dois primeiros conceitos, a efetividade foca na comparação da entrega final com o cenário anterior, ganhando pontos pela capacidade de transformar a realidade dentro das condições de tempo e orçamento pré-estabelecidas.

Mas se engana quem pensa que isso significa que a efetividade está longe dos conceitos de eficácia e eficiência.

Muito pelo contrário, pois ela aparece em uma confluência dos dois citados anteriormente.

Uma entrega efetiva é aquela que chega até o resultado que se esperava (ou seja, é eficaz) e o faz otimizando o uso dos recursos (logo, é eficiente) para, assim, garantir o melhor resultado possível e gerar um grande impacto com o mínimo de esforço.

Na prática, isso significa que os profissionais da equipe devem aliar rapidez, economia e exatidão no desempenho de suas funções para garantir resultados que vão ao encontro aos objetivos da organização e satisfazem suas metas individuais.

Conclusão

Os três Es da gestão são capazes de garantir o sucesso de uma boa estratégia e a excelência nos resultados.

Enquanto a eficácia aparece quando o valor entregue está de acordo com o que foi descrito no plano de ação, a eficiência se certifica de melhorar os processos para chegar até a eficácia com o menor esforço possível.

A intenção é diminuir custos, tempos de espera e desperdícios de materiais para conseguir entregar cada vez mais e melhor sem que, para isso, precise aumentar o quadro de funcionários ou comprometer a saúde do trabalhador.

Tudo desemboca na efetividade, que nasce de uma cultura organizacional que vai incentivar cada profissional a trabalhar com os objetivos em mente, sendo sensível para entender as deficiências do processo e proativo para sugerir melhorias.

Por isso, aplicar a eficácia, eficiência e efetividade na empresa exige a busca pelo aperfeiçoamento profissional e a melhor formação.

 

Colaboração: https://www.escolaedti.com.br/eficacia-eficiencia-efetividade

 

Adriano Siega

Administrador Empresarial com Ênfase em Gestão de Pessoas
adrianosiega@gmail.com

45 99960 4030

 


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