GRParaná
MENU

SAÚDE

Assessoria
23 de março de 2022, 17:19

Saúde intensifica trabalho contra dengue em bairros com maior infestação predial

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa), divulgado em 11/03, apontou infestação em 9,2% dos imóveis no São Cristóvão, o maior índice da cidade (por UBS), que teve média geral de 2,8%.

Saúde intensifica trabalho contra dengue em bairros com maior infestação predial

 


 

Os agentes de combate a endemias (ACE) da Vigilância em Saúde Ambiental iniciaram a semana mobilizando a população do Jardim São Cristóvão (Cohapar II) contra a dengue. Embora apenas um caso da doença tenha sido registrado nos últimos sete meses, naquela região – que inclui também os jardins Real, Nova América e Beira Rio –, foi constatado alto índice de infestação predial (IIP) por larvas do mosquito transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya.

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa), divulgado em 11/03, apontou infestação em 9,2% dos imóveis no São Cristóvão, o maior índice da cidade (por UBS), que teve média geral de 2,8%.

“Pode parecer pouco, mas quase 10% dos imóveis com larvas é um volume muito grande por conta do raio de ação do mosquito. Se houver circulação do vírus, praticamente todo o bairro poderia ser contaminado em pouco tempo. Concentramos as ações para conscientizar a população e eliminar potenciais criadouros”, explicou o secretário municipal da Saúde, Herison da Silva Lima.

Os agentes estão em contato direto com os moradores, orientando sobre os cuidados com água parada, verificando os imóveis e preparando uma ação que será realizada nesta quarta-feira, 23. “Os caminhões da Prefeitura recolherão materiais inservíveis que possam acumular água, recicláveis, baldes, bacias, brinquedos e móveis velhos, enfim tudo que favoreça a reprodução do mosquito da dengue”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

A coleta será iniciada logo pela manhã e os materiais devem ser colocados nas calçadas. Na última semana, 60 casos de dengue foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. As localidades com incidência da doença já são 51, de um total de 60. As unidades básicas de saúde em situação de alerta, que eram quatro na semana anterior, agora são sete e a UBS Centro de Saúde Escola permanece em situação de surto de dengue.

Estão em nível de alerta (risco médio) as regiões das UBS Jardim Cruzeiro, Cidade Alta, Jardim Panorama, Anchieta/Guarani, Posto de Saúde Central, Jardim União e Conjunto Sonho Meu. Nas demais a situação é de baixa incidência. Os casos de dengue acumulados desde agosto/21 já são 163, enquanto as notificações passaram de 474 para 547 (mais de 100 em uma semana). Há ainda 19 possíveis casos em investigação, enquanto 365 suspeitas da doença foram descartadas.

Quanto à infestação por larvas do mosquito, além do São Cristóvão há altos índices também nas regiões das UBS Guarani/Anchieta (7,4% de infestação), Sonho Meu (6,5%) e Jardim Panorama (4,3%). Mais 10 UBS apresentam índice variando entre 0,4% e 3,6%. Em apenas quatro UBS não foram encontradas larvas do Aedes aegypti nos imóveis da redondeza – Jardim União (Cohapar I), 26 de Junho, Jabuticabeiras e Ouro Branco.


 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos