GRParaná
MENU

COLUNISTA

Redação
02 de março de 2021, 07:44

Principais sinais de que uma empresa deva fechar!

Por mais que seja uma decisão difícil de tomar, às vezes o empreendedor precisa fechar sua empresa

 

Principais sinais de que uma empresa deva fechar!

 


Principais sinais de que uma empresa deva fechar!

 

Por mais que seja uma decisão difícil de tomar, às vezes o empreendedor precisa fechar sua empresa. Começar uma empresa já pensando em fechá-la não é um bom sinal. Após criar um negócio, o esperado é lutar para ele conseguir se pagar e, futuramente, fazer sucesso. Afinal, o empreendedor põe muito esforço para largar a empresa pouco tempo depois. Mas, infelizmente, o fechamento de negócios é uma realidade comum no Brasil: segundo o SEBRAE, 1 a cada 4 empresas fecha as portas antes de completar 2 anos no mercado.

 

 

Confira quais são os principais sinais de que uma empresa deve fechar e veja se a sua se enquadra em algum deles.

 

As reclamações dos clientes são constantes?

 

Existem diversos jeitos de descobrir se um cliente está infeliz com a sua empresa. Seja por CRM, comentários ao vivo ou publicações no Reclame Aqui, o empreendedor consegue perceber quando a relação com os consumidores está desgastada. Se esse for o caso da sua empresa, fique atento. Ter reclamações constantes de clientes não é nada bom: não só eles podem deixar de comprar produtos ou serviços da sua marca, como também podem passar a avaliação negativa adiante, para amigos e conhecidos.

 

A empresa está com problemas financeiros?

 

Em um negócio, ter dívidas é um dos sinais mais aparentes de que a empresa pode (e às vezes precisa) fechar. Se a empresa começa a ter prejuízos, lucros muito baixos ou as contas não são pagas, o empreendedor deve tentar recuperar a situação financeira. Se ele não conseguir, a solução pode ser cortar o mal pela raiz. Afinal, quando a pessoa jurídica acumula dívidas, ela tem grandes chances de ficar com o CNPJ e o próprio CPF sujo, o que que pode gerar profundos problemas no futuro, como não obter um empréstimo, por exemplo.

 

A empresa está com queda na produtividade?

 

Assim como os problemas financeiros, a queda na produtividade também é um obstáculo para a manutenção de uma empresa. Se a produtividade em um negócio não cresce mais ou, pior, apenas diminui, este pode ser um sinal de que ele deve fechar. Se não houver um motivo claro para a queda, e uma solução para a retomada na produtividade, o empreendedor deve analisar se, com a menor produtividade, o negócio é economicamente viável e se faz sentido continuar com ele.

 

 

Você está insatisfeito ou descontente?

 

Um dos principais motivos dos empreendedores em abrir um negócio é o descontentamento com o trabalho antigo. Com a motivação de “ser feliz fazendo o que ama” e “mudar de vida”, muitos empreendedores desejam que a empresa própria traga satisfação na vida profissional. Por isso, se você, dono de um negócio, não está mais gostando da rotina de empreendedor, vale a pena considerar se deseja levá-la para frente.

 

Existe alta rotatividade de funcionários?

 

Uma boa equipe de funcionários é decisiva para o desempenho da empresa. Afinal, ter um time que entende como a empresa funciona e sabe quais são os princípios dela é essencial para garantir as vendas da marca. Por isso, a rotatividade de funcionários é prejudicial: se os funcionários estiverem sempre mudando, é mais difícil criar uma base sólida de colaboradores e, por causa disso, o dono do negócio precisa gastar mais tempo ensinando sobre a empresa para novos funcionários. Além disso, a alta rotatividade pode indicar que o plano de negócios precisa ser reestruturado: se muitos colaboradores saírem com a justificativa de estarem insatisfeitos, talvez valha a pena repensar a maneira de gerenciar a empresa em um panorama geral. 

 

Fonte Colaboração: https://www.azulis.com.br/artigo/como-fechar-empresa

Adriano Siega

Consultor Empresarial

adrianosiega@gmail.com

(45) 99960-4030

 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos