Principais sinais de que uma empresa deva fechar!
Principais sinais de que uma empresa deva fechar!
Por mais que seja uma decisão difícil de tomar, às vezes o empreendedor precisa fechar sua empresa. Começar uma empresa já pensando em fechá-la não é um bom sinal. Após criar um negócio, o esperado é lutar para ele conseguir se pagar e, futuramente, fazer sucesso. Afinal, o empreendedor põe muito esforço para largar a empresa pouco tempo depois. Mas, infelizmente, o fechamento de negócios é uma realidade comum no Brasil: segundo o SEBRAE, 1 a cada 4 empresas fecha as portas antes de completar 2 anos no mercado.
Confira quais são os principais sinais de que uma empresa deve fechar e veja se a sua se enquadra em algum deles.
As reclamações dos clientes são constantes?
Existem diversos jeitos de descobrir se um cliente está infeliz com a sua empresa. Seja por CRM, comentários ao vivo ou publicações no Reclame Aqui, o empreendedor consegue perceber quando a relação com os consumidores está desgastada. Se esse for o caso da sua empresa, fique atento. Ter reclamações constantes de clientes não é nada bom: não só eles podem deixar de comprar produtos ou serviços da sua marca, como também podem passar a avaliação negativa adiante, para amigos e conhecidos.
A empresa está com problemas financeiros?
Em um negócio, ter dívidas é um dos sinais mais aparentes de que a empresa pode (e às vezes precisa) fechar. Se a empresa começa a ter prejuízos, lucros muito baixos ou as contas não são pagas, o empreendedor deve tentar recuperar a situação financeira. Se ele não conseguir, a solução pode ser cortar o mal pela raiz. Afinal, quando a pessoa jurídica acumula dívidas, ela tem grandes chances de ficar com o CNPJ e o próprio CPF sujo, o que que pode gerar profundos problemas no futuro, como não obter um empréstimo, por exemplo.
A empresa está com queda na produtividade?
Assim como os problemas financeiros, a queda na produtividade também é um obstáculo para a manutenção de uma empresa. Se a produtividade em um negócio não cresce mais ou, pior, apenas diminui, este pode ser um sinal de que ele deve fechar. Se não houver um motivo claro para a queda, e uma solução para a retomada na produtividade, o empreendedor deve analisar se, com a menor produtividade, o negócio é economicamente viável e se faz sentido continuar com ele.
Você está insatisfeito ou descontente?
Um dos principais motivos dos empreendedores em abrir um negócio é o descontentamento com o trabalho antigo. Com a motivação de “ser feliz fazendo o que ama” e “mudar de vida”, muitos empreendedores desejam que a empresa própria traga satisfação na vida profissional. Por isso, se você, dono de um negócio, não está mais gostando da rotina de empreendedor, vale a pena considerar se deseja levá-la para frente.
Existe alta rotatividade de funcionários?
Uma boa equipe de funcionários é decisiva para o desempenho da empresa. Afinal, ter um time que entende como a empresa funciona e sabe quais são os princípios dela é essencial para garantir as vendas da marca. Por isso, a rotatividade de funcionários é prejudicial: se os funcionários estiverem sempre mudando, é mais difícil criar uma base sólida de colaboradores e, por causa disso, o dono do negócio precisa gastar mais tempo ensinando sobre a empresa para novos funcionários. Além disso, a alta rotatividade pode indicar que o plano de negócios precisa ser reestruturado: se muitos colaboradores saírem com a justificativa de estarem insatisfeitos, talvez valha a pena repensar a maneira de gerenciar a empresa em um panorama geral.
Fonte Colaboração: https://www.azulis.com.br/artigo/como-fechar-empresa
Adriano Siega
Consultor Empresarial
adrianosiega@gmail.com
(45) 99960-4030