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COLUNISTA

Redação
22 de fevereiro de 2021, 12:50

O que é MMN (Marketing Multinível)? Quais são suas Vantagens e Desvantagens?

O Marketing Multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. Assim, os ganhos podem vir de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores.

O que é e como funciona o marketing multinível?

 

 

O que é MMN (Marketing Multinível)? Quais são suas Vantagens e Desvantagens? Dicas diárias para colocá-la em prática!

 

O Marketing Multinível (MMN) ou marketing de rede é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores. Assim, os ganhos podem vir de vendas diretas ou recrutamento de novos vendedores.

O que é e como funciona o marketing multinível?

O Marketing Multinível (network marketing ou marketing de rede) é um modelo de vendas em que um revendedor ganha uma participação nos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores.

Trata-se, também, de uma modalidade de venda direta, que se baseia no contato pessoal entre vendedores e clientes para comercializar produtos e serviços

Esse modelo foi criado na década de 1940, nos EUA, por Carl Rhenborg. O Multinível veio para incentivar os revendedores, além de vender, a atrair novos distribuidores para uma empresa.

É como uma oportunidade de uma promoção, em que o vendedor passa a se tornar um líder ou um gerente de vendas, e amplia os seus ganhos.

 

- Trabalho dobrado e ganho maior

No multinível, um revendedor precisa se esforçar para vender os seus produtos para sua clientela normal (gerando lucro direto) e atrair novos vendedores para a sua rede (conseguindo um lucro indireto, por meio da comissão residual).

O trabalho é maior, pois quando você forma sua própria equipe de vendedores, é necessário oferecer todo um suporte para eles.

São necessários treinamentos, orientações, premiações, enfim, o que for preciso para manter uma rede engajada de revendedores.

No final, tanto esforço é recompensador, já que quanto mais bem preparada sua equipe for, maiores serão os seus lucros.

 

Quais são as vantagens?

 

- Autonomia de trabalho

Esse benefício pode parecer papo de vendedor, mas é inegável que trabalhar com venda direta traz uma certa liberdade.

Afinal de contas, caso você entre nesse modelo de negócio, poderá escolher quantas horas do dia se dedicará ao trabalho, o tipo de produto que quer comercializar e o público para o qual irá vender, por exemplo.

Mas é sempre bom lembrar que o seu ganho será proporcional à sua produtividade.

- Suporte de grandes empresas

Trabalhar com venda direta é entrar em um mercado consolidado pelos seus números e por empresas de renome.

Por estrutura, estamos considerando os planos bem definidos de comissão e bonificação, a qualidade dos produtos, a capacitação, o respeito e o compromisso com os revendedores, entre outros pontos relevantes.

- Modelo escalável de ganhos

Essa é uma das principais características do marketing multinível. Por exemplo, quando um revendedor recruta um novo distribuidor, esse novo integrante pode, após um tempo, criar a sua própria rede.

As pessoas que forem incluídas na rede por esse novo integrante também podem formar suas próprias equipes e, dessa maneira, os níveis da força de vendas vão se multiplicando sequencialmente.

É essa escalabilidade que caracteriza o marketing de rede e amplifica os ganhos dos líderes de venda.

No entanto, é importante frisar que a maioria das empresas de MMN limita os ganhos de um líder após uma certa quantidade de níveis multiplicados.

Essa barreira dificilmente passa de 5 redes criadas. A intenção é manter os ganhos baseados nas vendas, até para evitar que o recrutamento se torne o único canal de receitas de um profissional.

Quais são as desvantagens?

- Investimento inicial pode ser caro

Esse é um detalhe que depende muito da pessoa e da empresa escolhida.

Existem planos que vendem por catálogos e, portanto, os revendedores não precisam adquirir os produtos para comercializá-los. Eles ganham uma comissão sobre a venda.

Mas também existem os planos, esses os mais comuns, que exigem que o revendedor faça um investimento inicial ou compre os produtos para revender com um preço sugerido.

Nesse caso, tem empresas que cobram menos de 50 reais, outras contam com planos mínimos de 130 reais, outras que cobram mais de 200. Enfim, o valor dependerá muito dos produtos e dos kits adquiridos.

De todo modo, isso gera um certo risco, principalmente se tratarem de produtos que a pessoa tenha dificuldades para vender.

 

- Criação de redes em longo prazo

O marketing multinível é bastante atrativo por essa possibilidade de ganho a partir da criação da sua própria rede de vendedores.

Entretanto, mesmo os vendedores com um pouco mais de experiência podem demorar um pouco até criarem suas próprias equipes de venda.

Imagine, então, para pessoas que entram nesse negócio com nenhuma experiência em vendas? Se já será difícil conquistar os primeiros clientes, atrair novos vendedores se tornará uma missão ainda mais complexa.

Portanto, obter um retorno bacana com a criação de redes próprias de revendedores é algo que demanda longos meses, talvez alguns anos.

Abaixo, estão dicas para você colocar em prática diariamente, confira:

Esteja presente em todos os eventos

Foi convidado para o aniversário de um amigo? Compareça! Recebeu uma mensagem de um conhecido para ir em uma palestra? Vá com ele! Tem uma festa de confraternização na escola de seus filhos? Esteja presente e converse com outros pais. A ideia aqui é a de ir ao encontro de outras pessoas e aumentar a sua rede de contatos. Quanto mais amigos você fizer, mais consultores ou clientes em potencial você vai ter!

Ajude as pessoas que fazem parte de sua rede de contatos

Não recuse favores. Esteja sempre disponível para ajudar seus conhecidos, principalmente os que fazem parte de seu círculo profissional. Quem ajuda sempre é ajudado e pode se tornar uma boa referência para novos contatos, seja na hora de recrutar ou no momento de vender!

Descubra o que faz você especial

O que as pessoas mais gostam em você? É o seu jeito de falar, de ouvir ou o modo com o qual você se veste? Cada um tem um detalhe que o torna especial em relação ao outro. Observe o que mais chama a atenção de seus conhecidos em você e use sua maior habilidade a seu favor.

 

Colaboração Fontes:

https://rockcontent.com/br/blog/marketingmultinivel/ https://blog.superrevendedores.com.br/marketing-multi-nivel-aumentar-rede/

Adriano Siega

Consultor Empresarial

adrianosiega@gmail.com

(45) 99960 4030

 


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