GRParaná
MENU

SAÚDE

CORONAVÍRUS
19 de janeiro de 2021, 12:25

Chuva impede que avião com vacinas pouse em Umuarama

Até o momento não há previsão de volta da aeronave, mas Regional de Saúde espera que seja ainda hoje

 

Três aeronaves da frota do Governo Estadual levam 80 mil doses para todas as regiões. Foto: AEN
 

 


 

Por falta de teto na manhã desta terça-feira (19), a aeronave que traria as vacinas contra a Covid-19 não pôde aterrissar no aeroporto Orlando de Carvalho, em Umuarama. Nova tentativa deve ser feita ainda hoje. A 12ª Regional de Saúde vai receber, neste primeiro lote, 3.120 doses da Coronavac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

 

O avião PP-EUS Seneca III, que faz parte da frota do Governo do Estado, partiu de Curitiba com destino a Telêmaco Borba, Manoel Ribas, Umuarama e Guarapuava.

 

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destacou que a previsão é de chegada das vacinas em todas as regionais nesta terça, com início da vacinação na quarta-feira. Alguns municípios farão imunizações simbólicas ainda hoje.

 

“A ideia é vacinar os grupos focais nesse primeiro momento. O ministro da Saúde optou por antecipar a vacinação, é o que estamos fazendo”, disse. “Continuaremos com todos os esforços para trazer mais imunizantes ao Paraná para alcançar até 4 milhões de pessoas até maio”.

 

Com a quantidade de doses disponibilizadas até o momento e as que chegarão nos próximos meses, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada. A expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

 

O Paraná tem 1.850 salas de vacinação nos 399 municípios. A quantidade de locais varia em cada cidade de acordo com o tamanho da população. Os municípios são responsáveis pela gestão dos profissionais para aplicação das doses da vacina, assim como pelas estratégias de vacinação chamada extramuros, ou seja, fora das salas de vacinação. Um exemplo de desse formato é a vacinação em terminais de ônibus ou drive-thru.

 


 

 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos