GRParaná
MENU

SAÚDE

CORONAVÍRUS
18 de janeiro de 2021, 09:21

Insumos para vacinação chegam a Umuarama

Grupos prioritários a serem vacinados nesta primeira etapa devem receber o imunizante até maio

 

Operação transcorreu com tranquilidade e segurança e foi acompanhada em tempo real pela Secretaria de Segurança Pública. Foto: AEN
 

 


 

A Secretaria de Estado da Saúde publicou o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. O documento foi elaborado seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e teve a colaboração do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).

 

O Plano prevê ações e estratégias para os três níveis de gestão, União, estado e municípios. Os grupos prioritários a serem vacinados nesta primeira etapa devem receber o imunizante até maio e a expectativa é vacinar todos os paranaenses acima de 18 anos ainda em 2021.

 

De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná está preparado para iniciar a vacinação a qualquer momento. Os insumos para garantir a vacinação no Estado chegaram a todas as 22 Regionais de Saúde neste final de semana. A entrega em Umuarama aconteceu na manhã deste domingo (17).

 

 

PRIORIDADES

 

A definição de grupos prioritários para receber as doses da vacina contra a Covid-19 seguiu critérios do Ministério da Saúde, tempo de contato (ou exposição) com os pacientes Covid-19 e pessoas com maior risco de complicações pela infecção causada pelo Sars-CoV-2.

 

Na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

 

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos.

 

Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, a quantidade de vacinas a serem destinadas ao Paraná é de 5% do total que o país tiver disponível. Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar o total de 4.019.115 pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.

 

O IBGE estima que em 2020 no Paraná há 11.516.840 pessoas residentes no Estado.

 

INSTRUÇÕES DA SESA:

  • Mesmo pessoas que já tiveram Covid-19 devem ser vacinadas
  • Se você está confirmado com Covid-19, aguarde quatro semanas para ser imunizado
  • Menores de 18 anos não serão vacinados neste momento
  • Gestantes não devem tomar a vacina
  • Não é recomenda a administração simultânea de vacinas
  • A orientação é que as vacinas sejam aplicadas com intervalo de no mínimo de 30 dias entre uma e outra

 

 


O Plano completo e seus anexos estão disponíveis na página da Sesa e pode ser acessado por este LINK

 

 


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos