GRParaná
MENU
Por Rodrigo Mello
17 de setembro de 2020, 10:00

Apesar de quatro na disputa, eleição em Umuarama será polarizada entre Pozzobom e Sandro Gregório

Os dois projetos políticos são os que concentram o maior número de apoios e, por conta disso, terão maior musculatura política e tempo de rádio e televisão, além de candidatos a vereadores

Agora após as convenções os candidatos terão até o dia 26 de setembro para realizar o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. Foto: Becker Foto e Vídeo



Terminou nesta quarta-feira (16) o prazo para a realização das convenções partidárias para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores que disputarão as eleições municipais no próximo dia 15 de novembro.

Em Umuarama, noroeste, foram aprovadas durante as convenções quatro candidaturas. O advogado e ex-secretário de Defesa do Consumidor – Procon – Sandro Gregório (Progressistas), encabeça a principal chapa de oposição ao atual governo municipal e terá como vice o empresário do setor de entretenimento, Marco Aurélio Jorge Pellarigo, o Marcão do Kaskata, que teve sua indicação aprovada durante a convenção do Republicanos.

O atual prefeito Celso Pozzobom também teve seu nome aprovado na convenção do PSC e irá repetir a dobradinha com o vice-prefeito Hermes Pimentel do DC. Inicialmente o indicado para assumir o posto de vice na chapa seria o vereador do PSD Junior Ceranto que perdeu apoio nos últimos dias e não consegui efetivar a indicação com os partidos aliados.

Outras duas candidaturas também foram aprovadas durante as convenções. O PRTB aprovou o nome do advogado Nilton Giuliano Turetta. Inicialmente ele teria como vice o empresário Carlos Roberto Dota, que por questões pessoais declinou da indicação. Ele será substituído por Eleni Fabris - esposa do odontólogo Paulo Drumond. A sigla não contará com o fundo partidário. Segundo o advogado, o partido renunciou os valores.

Por fim o PT oficializou a indicação da professora Elizabeth Waleski de Freitas Piccinini. Ela terá como vice na chapa o tamb
ém advogado Emanuel Bueno (PL). O projeto, que terá o apoio do deputado federal Zeca Dirceu, também acertou aliança com o MDB de  Requião Filho.

Eleição polarizada 

Apesar de quatro candidaturas aprovadas em convenção, a eleição deverá ser polarizada entre Pozzobom e Sandro Gregório. Os dois projetos são os que concentram o maior número de apoios e, por conta disso, terão maior musculatura política e tempo de rádio e televisão, além de candidatos a vereadores.

Além do Republicanos a chapa encabeçada pelo advogado Sandro Gregório (Progressistas) fechou questão com os partidos PSL, Democratas e Podemos. Com siglas considerados de direita e centro-direita no espectro político, a composição conta com o apoio de três senadores, Oriovisto Guimarães, Flávio Arns e Álvaro Dias, ambos do Podemos.

Também estão no grupo quatro deputados federais, Felipe Francischini  e Filipe Barros, ambos do PSL,  José Carlos Schiavinato e Ricardo Barros do Progressistas, líder  do presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos deputados. O deputado Estadual Delegado Fernando Martins (PSL) e os vereadores Deybson Bitencourt (Progressistas), Mateus Barreto (Podemos), Jones Vivi (PSL) e Ana Novais (PSL), também incorporam a aliança.

Já Pozzobom (PSC) terá na sua coligação os partidos Pros, Cidadania, DC, PTB, PSB e PSD. O atual prefeito, que vai a reeleição, conta com o apoio do ex-deputados Osmar Serraglio e Fernando Scanavaca, que foi prefeito, além do deputado pela região de Campo Mourão, Márcio Nunes. O governador Ratinho Junior ficará neutro na disputa e não manifestará apoio.

Prazos

Agora após as convenções os candidatos terão até o dia 26 de setembro para realizar o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. As eleições serão realizadas no dia 15 e novembro. A propaganda eleitoral inicia no próximo dia 27 na internet e nos meios impressos. Já no rádio e na televisão será no dia 9 de outubro.


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos