GRParaná
MENU
24 de julho de 2020, 17:22

Urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições 2020 são testadas

Atualmente o Paraná conta com 25.712 urnas eletrônicas

São adotadas medidas de segurança durante o simulado. Foto: TSE



Iniciou nesta sexta-feira (24) e segue até 14 de agosto, a testagem de urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2020 no Paraná. O serviço é realizado por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Atualmente o estado conta com 25.712 urnas eletrônicas.

O simulado reproduz o estresse que os equipamentos sofrem em uma amostra estatística definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, assim, é possível detectar, com antecedência, problemas que possam ocorrer nas eleições, marcadas para 15 de novembro (1° turno) e 29 de novembro (2° turno).

Como funciona o teste

Os participantes foram divididos em grupos dentro de suas respectivas secretarias, sendo cada um deles composto por 16 servidores. As votações acontecem em turnos de uma hora de duração, entre às 10h e 17h40, com intervalos de 20 minutos entre cada grupo, conforme escala definida pelas secretarias. Para cada dia de simulação, o servidor vota cinco vezes em dez urnas, totalizando 50 votos por dia de participação.  

Recomendações sanitária

Tendo em vista as recomendações sanitárias feitas às instituições no período de pandemia de Covid-19, são adotadas medidas de segurança durante o simulado, tais como:

- não utilização da biometria;
- fornecimento de luvas e álcool em gel para a votação;
- maior distanciamento entre as urnas;
- escala de horários para evitar aglomerações.


Com informações Catve com Assessoria


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos