GRParaná
MENU

POLÍTICA

Por Rodrigo Mello
14 de fevereiro de 2020, 17:28

Umuarama: Fávaro confirma pré-candidatura a prefeito e disputa de outubro deverá ser polarizada

Derrotado nas eleições de 2016, Fávaro pretende fazer um grande diálogo com lideranças políticas, empresariais e com a população afim de apresentar um projeto, que além de viável, seja uma alternativa diante da atual situação econômica e social da capital do Noroeste

Nas eleições de 2016, Fávaro foi candidato a prefeito numa coligação com 15 partidos e acabou a disputa em segundo lugar com 18.847 votos. Foto: Divulgação Progressista



O engenheiro agrônomo Antônio Carlos Fávaro, funcionário de carreira da SEAB (Secretária de Estado da Agricultura e do Abastecimento), teve sua pré-candidatura confirmada nesta sexta-feira (14), durante filiação ao Progressista, antigo PP. Fávaro havia deixado o PDT ainda no ano passado e vinha estudando a possibilidade de liderar uma candidatura oposicionista viável a disputa nas eleições de outubro.

Segundo ele, as conversas com o partido iniciaram ainda no ano passado quando lideranças da sigla o procuraram para dialogar. “Numa análise de voltar para a disputa política eu achei interessante pelo partido em função de duas situações. Da presença do deputado Federal José Carlos Schiavinato, que foi prefeito de Toledo por duas vezes. Isso nos dá uma contribuição muito grande para formular um plano de governo visando o desenvolvimento econômico de Umuarama”, afirmou.

Além da presença do deputado Schiavinato, Fávaro destaca que a figura do também deputado Federal, Ricardo Barros,  vice-líder do governo na Câmara dos Deputados em Brasília, pesou na escolha. “Ele é deputado há muito tempo e foi ministro da Saúde.  Na minha visão, essa é uma área importantíssima para discutir um trabalho inovador para Umuarama. Ele tem experiência nesta parte da saúde que pode ser usada para agilizar um processo de trabalho que tem que ser feito na questão da prevenção, investimentos em postos de saúde e todo um trabalho que tem que ser voltado para atender, de forma mais eficiente, a população”, pontuou.


Reformulação do Progressista em Umuarama

O Progressista, 11, antigo PP, passou por uma reestruturação na capital do Noroeste. A sigla, que anteriormente era presidida pelo empresário do ramo de materiais de construção, Celso Zolim, agora será comandada pelo advogado Sandro Gregório. Segundo Fávaro, apesar das mudanças, Zolim permanece no partido.

“Com essa definição eu consegui juntar alguns parceiros. Estamos fazendo uma ação que vise o fechamento de uma chapa majoritária com vereadores e uma aliança política com partidos que venha apoiando o plano de governo com a visão de uma proposta que vamos apresentar”, afirma o pré-candidato.

Plano de Governo

Derrotado nas eleições de 2016, Fávaro pretende fazer um grande diálogo com lideranças políticas, empresariais e com a população, afim de  apresentar um projeto, que além de viável, seja uma alternativa diante da atual situação econômica e social de Umuarama.

Segundo ele, o passo inicial para isso já foi dado. Agora é necessário construir uma aliança com musculatura para a campanha política. “A partir de agora com o lançamento da pré-candidatura eu começo a fazer uma conversação com partidos e com lideranças políticas e empresariais para obter informações e montar uma estratégia de trabalho junto à comunidade. Isso será feito durante esse período de pré-candidatura e, depois, com o fechamento das alianças até julho, vamos para a campanha para apresentar um plano e uma opção para o eleitor”, finaliza.

Histórico

Funcionário de carreira da SEAB (Secretária de Estado da Agricultura e do Abastecimento), Antônio Carlos Fávaro foi chefe do núcleo regional da SEAB em Umuarama e ocupou também o cargo de secretário de Agricultura e Meio Ambiente durante a gestão do ex-prefeito Moacir Silva, além de ter assessorado os ex-prefeitos Antônio Romero e Fernando Scanavaca.

Nas eleições de 2016 foi candidato a prefeito numa coligação com 15 partidos. Acabou derrotado com uma diferença de 8.587, ficando em segundo lugar com 18.847 votos. Além do PDT, também faziam parte da coligação o PMDB, PR, PMB, PPL, DEM, PROS, PRP, PRB, PTB, PT do B, PSL, SD, PSDB e PTC.

Disputa polarizada 

A lista de pré-candidatos à prefeitura de Umuarama conta atualmente com pelo menos oito nomes. Além do atual prefeito, figuram também os nomes do líder da oposição na Câmara de Vereadores de Umuarama, Deybson Bitencourt (PDT), Ana Novais (PPL), Marcelo Adriano (Cidadania), Mateus Barreto (Podemos), deputado estadual Delegado Fernando Martins (PSL) e Angélica Carcel (PSL).

Se tudo se confirmar, possivelmente a disputa será polarizada entre Fávaro e Pozzobom, visto que os demais pré-candidatos deverão compor uma grande frente oposicionista afim de apresentar um projeto com musculatura viável para vencer as eleições. A possibilidade é de que um dos atuais pré-candidatos, com exceção a Marcelo Adriano (Cidadania), e Delegado Fernando Martins, que é deputado, seja apontado como vice na chapa de Fávaro.


Deixe o seu comentário

Agenda de Eventos